daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.

daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.
17/09/2021

Qual a importância das ferragens em um projeto de móveis sob medida

Quando vamos decorar um cômodo, muitas vezes não paramos para pensar em quais produtos ou acessórios são precisos para que o móvel esteja lá. Tão importante quanto um projeto bonito e funcional, as ferragens são uma parte muito importante, já que elas são responsáveis por deixar o móvel fácil e prático de se manusear.

Mas qual é a importância das ferragens em um projeto de móveis sob medida? No post de hoje veremos um pouco mais do quão importantes elas são para deixar a mobília versátil para você.

Importância das ferragens em um projeto de móveis sob medida

Móveis planejados são um grande investimento para quem deseja qualidade, durabilidade e praticidade. Eles vão compor o ambiente por um longo tempo, por esse motivo eles devem ser muito bem pensados e planejados.

Atualmente são inúmeras opções de componentes e acessórios no mercado. O custo das ferragens no projeto de móveis planejados representa até 40% de todo o orçamento.

É preciso saber identificar as expectativas e necessidades para cada design nos ambientes. Saber a usabilidade dos móveis irá ajudar a definir o projeto e identificar quais elementos vão trazer um melhor custo-benefício para você.

Desde as dobradiças de armários que realizam o abre e fecha das portas até as corrediças silenciosas que ajudam a deslizar as gavetas, as ferragens são o grande diferencial do móvel sob medida.

Tipos de ferragens para móveis:

  • Dobradiças e trilhos;
  • Sistemas de extensão;
  • Sistemas de portas de elevação;
  • Puxadores;

Suas funcionalidades variam muito, como usar em gavetas, portas, estantes, painéis e prateleiras.

Como conservar a ferragem nos móveis planejados:

  • Usar apenas panos levemente úmidos com fibras macias – desse modo evita riscar as ferragens;
  • Seque as peças repetidamente após;
  • Não use produtos abrasivos para realizar a limpeza das ferragens nos móveis;
  • Nas dobradiças, use pincéis para tirar o acúmulo de poeira – esse excesso pode acabar causando manchas e outros danos ao móvel.

Ferragem é tudo aquilo que não é feito de madeira e que está empregado em um móvel. Quando o projeto é solicitado, o marceneiro deve indicar o melhor tipo de ferragem para garantir a funcionalidade e qualidade do seu móvel sob medida. Desse modo pode indicar alguns acessórios que ajudam a incrementar o projeto.

As ferragens estão divididas em dois segmentos, são eles:

  1. Ferragens técnicas:
  • Trilhos;
  • Pistões;
  • Buchas;
  • Suportes;
  • Corrediças;
  • Dobradiças;
  • Articuladores;
  • Pastas suspensas;
  • Dispositivos de Montagem;
  • Sistemas de porta de correr;
  • Fechaduras e fechos para móveis.
  1. Ferragens decorativas:
  • Organizadores;
  • Puxadores;
  • Iluminação;
  • Aramados;
  • Rodízios;
  • Pés.

Há desde as ferragens mais simples – que exercem a função que foi destinada – até as mais sofisticadas – que agregam, além de funcionalidade, valor.

Peças funcionais embutidas – Uma dica é realizar o projeto do móvel sob medida já com aramados embutidos, como a lixeira, escorredor de louça, porta-latas, etc.

Organizadores internos – Eles são extremamente práticos e precisam ter divisões proporcionais ao tamanho do móvel em questão, ele ainda deve ser resistente a grandes pesos. Exemplos: porta-divisores de talheres.

Ferragens com amortecimento – Ela é ideal para gavetas e portas de uso diário, assim evita que a peça desgaste aumentando a durabilidade do móvel. É possível utilizar dobradiça, sistemas de gavetas e corrediça.

Funcionamento silencioso – Tem peças que tem um sistema adaptado para não fazer nenhum barulho, evitando assim rangidos. Como, por exemplo, corrediças com amortecedores.

Cuidados na hora de escolher as ferragens

Muitas mercenárias compram ferragens para montar seus móveis, há também a possibilidade de o cliente escolher ou até o arquiteto responsável pelo projeto de decoração indicar quais materiais são os melhores.

Mesmo assim, existem critérios que devem ser analisados e que podem facilitar na hora de escolher quais materiais serão utilizados.

Fechamento

Algumas peças permitem com que o fechamento e funcionamento seja silencioso. Todo o sistema delas é construído para evitar possíveis rangidos.

Amortecimento

É necessário prestar atenção no impacto que ele causa. Peças com um bom amortecimento ajudam a amenizar o desgaste e duram mais, eles são ideias para móveis com gavetas e portas que são manipulados constantemente.

Tamanho

Há modelos de móveis planejados que integram peças funcionais. Para que isso seja viável é necessário conferir a mobilidade do projeto e determinar o tamanho dele.

Preço

As ferragens podem acaba encarecendo um pouco mais o custo final do móvel sob medida. É preciso ter atenção em relação ao custo-benefício dos materiais que costumam ser extremamente importantes para que o profissional ofereça soluções para o cliente.

Com ferragens de alto padrão, é possível ter uma ótima experiência em relação à abertura e fechamento de gavetas e porta, à estrutura interna e à organização. Esse tipo de investimento é uma tendência que disponibiliza uma maior segurança quanto ao desgaste dos móveis feitos sob medida, permitindo o manuseio adaptado para o seu estilo de vida.

Sendo feito um bom trabalho com as ferragens no móvel, acaba realizando uma transformação real. Tendo a tecnologia como sua aliada, o marceneiro consegue apresentar soluções compatíveis com o perfil e necessidade do proprietário.

Para que seu projeto final seja completamente eficiente, é necessário ter atenção a todos os mínimos detalhes – especialmente às ferragens. É preciso saber escolher e adaptá-las ao modo de vida do cliente.

Agora que já sabemos qual é a importância das ferragens em um projeto de móveis sob medida, é preciso ir atrás de um profissional que saiba realizar o trabalho da melhor forma possível para o seu benefício.

A Daze Movelaria é uma empresa de planejamento de móveis que dá confiança e segurança para seus clientes, desse modo é possível fazer o seu móvel planejado de forma tranquila e eficaz.

Quer saber como a Daze Móveis Planejados pode transformar o seu ambiente? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Móveis Sob Medida com estilo e sofisticação
Design contemporâneo e exclusivo