daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.

daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.
13/12/2020

5 passos para montar uma sala de TV confortável e moderna

Nada como saber montar uma sala de TV para aproveitar — de forma confortável, moderna e funcional — o fim de um dia cheio de trabalho…

O posicionamento dos móveis é um dos principais fatores a se considerar ao tornar o espaço mais agradável, especialmente quando se trata de áreas mais enxutas.

Então, com todos os itens bem posicionados, basta escolher os complementos à cena: as mantas e almofadas, além dos tapetes, é claro. Para finalizar, um toque de iluminação bem aplicada.

Quer incorporar os melhores elementos na sua casa? Confira, a seguir, os cinco passos essenciais de como montar uma sala de TV confortável e moderna para aproveitar os momentos de lazer!

5 passos para montar uma sala de TV confortável e moderna

Agora é a hora de você pegar papel e caneta e anotar nossas dicas para montar uma sala de TV perfeita para suas necessidades.

1. Considere o posicionamento dos móveis para montar uma sala de TV

Já teve a sensação de que olhar para a televisão faz os olhos e a cabeça, por inteiro, reclamarem? Como se a vista estivesse exausta?

Para obter uma experiência saudável em frente à TV com home theater, é preciso certificar-se que o espaçamento entre o você e o aparelho televisivo é o suficiente.

Por via de regra, as poltronas e os sofás precisam manter uma distância mínima de 80 cm da televisão, bem como o aparelho precisa ser posicionado na altura dos olhos do residente.

No entanto, fique alerta: tudo depende do tamanho da tela. Quanto maior = mais distância.

Logo, nem pense em ir atrás de uma televisão gigantesca para uma sala que não pode nem oferecer os mínimos 80 cm de distância. A não ser que queria sofrer de vista cansada e assistir aos programas sem foco adequado de imagem.

2. Sofás mais largos são mais confortáveis

Se vamos montar uma sala de TV, temos que pensar em meios de deixá-la o mais confortável possível! E como fazer isso com um sofá que não atende as expectativas?

Sofás largos tendem a ser mais confortáveis, por terem espaço o bastante para deitar e esticar as pernas, então invista!

Tecidos mais aconchegantes, como o algodão, também são bem recomendados, assim como peças de encosto removível, que permitem a personalização do espaço pelas próprias mãos do proprietário.

Apesar de tudo, tenha cuidado para não exagerar no sofá. Conforto é prioridade, mas será prejudicado se não houver espaço o suficiente para os itens que supostamente deveriam proporcionar.

Na falta de espaço, considere praticidade acima de conforto. Sofás de canto ou o inesquecível sofá-cama são válidos. Até mesmo os puffs são opções interessantes para um ambiente pequeno.

3. Dê preferência para móveis funcionais

Móveis funcionais devem estar entre as principais prioridades da lista de aquisições. Com isso, quero dizer: uma estante, um painel e rack que além de favorecerem a organização da área, não ocupam todo o espaço disponível, deixando a porta aberta para outros itens.

Para garantir que os móveis se encaixem adequadamente ao espaço disponível, mantendo a funcionalidade e a elegância, considere os móveis planejados.

Não deixe também de pensar no material. Optando pelos modelos em madeira, por exemplo, é possível garantir uma peça com alta durabilidade e que ainda auxilia na acústica do cômodo. Muito, inclusive!

 

móveis planejados

4. Aproveite o conforto de tapetes

Quando eu digo sala de TV, o que vem à mente?

Lazer, diversão… pés descalços, talvez?

Se este é o caso (e deveria ser), então alguns tapetes, carpetes, mantas e almofadas são ideais para o seu plano de montar uma sala de TV confortável e moderna.

Outro ponto positivo da aquisição é que, assim como racks de madeira, a densidade dos tecidos ajuda na acústica do ambiente. Imagina uma bela noite de karaoke em uma sala com tapete felpudo e com estantes de madeira. Um verdadeiro sonho, não é mesmo?

Peças de textura lisa e toque macio, como algodão ou linho, são mais recomendadas para favorecer o conforto.

Além disso, o uso de tapetes é perfeito para delimitar o espaço entre um cômodo e outro, algo principalmente útil em salas integradas.

5. Não se esqueça da iluminação!

Convenhamos, do que adianta uma sala de TV com todos os itens escolhidos à dedo, se a iluminação não colaborar?

Até mesmo porque o conforto visual do cômodo vai depender exclusivamente dos tipos de feixes usados e do posicionamento das luzes. Luzes traseiras, por exemplo, podem prejudicar a imagem da televisão.

Para não ter erro, que tal um projeto “indireto”?

Plafons centrais com iluminação indireta e lâmpadas minidicroicas, fixas ou direcionadas, são ideais para valorizar o design do cômodo sem entrar em conflito com outras fontes de luz do espaço.

No entanto, o projeto de montar uma sala de TV não estará completo até as cortinas entrarem em campo.

São primordiais para barrar a entrada de luz indesejada do exterior e, novamente, impedir que as várias fontes de luz da sala entrem em choque. Modelos blackouts costumam ser as mais usadas, principalmente quando estamos falando em, literalmente, montar um cinema em casa.

A altura é da sua escolha, mas é melhor evitar a ‘meia-canela’, ou seja, aquela brecha para entrada de luz que é criada ao tentar impedir que o tecido toque o chão.

Afinal, se estamos tentando evitar a entrada de luz… precisamos impedi-la por completo.

A Daze Movelaria pode te ajudar!

Seja honesto: você prefere memorizar e seguir todos os passos, ou contar com a ajuda de profissionais para inserir os seus desejos nos detalhes técnicos essenciais para a execução? Em suma, fazer o trabalho duro por você.

Na Daze Movelaria, nossa missão é priorizar a personalização e o atendimento ao cliente, a fim de oferecer a cada cliente um projeto de mobiliário que concilie suas expectativas com as possibilidades disponíveis.

Então, caso esteja pensando em montar uma sala de TV com móveis residenciais de qualidade superior, pode contar com a Daze!

Conclusão

Montar uma sala de TV não é exatamente fácil, mas certamente o resultado final vai fazer o esforço valer a pena!

Primeiramente, é preciso atentar-se ao posicionamento dos móveis. Para uma experiência agradável diante da televisão, o sofá não pode ficar muito próximo do aparelho, nem a TV pode ser posicionada longe da linha dos olhos do telespectador.

Sofás mais largos ajudam com o conforto, mas devem estar de acordo com o tamanho da sala. Sem extravagâncias! Tapetes e itens similares igualmente, mas não são exatamente obrigatórios.

Para ajudar com a otimização de espaço, móveis funcionais vão ajudar. Isso porque mantém boa parte dos itens do cômodo acima da linha periférica e longe de qualquer possibilidade de bagunça.

Por fim, a iluminação serve como a cereja no topo do bolo. Responsável pelo conforto visual do cômodo, entre outros fatores. Para evitar problemas, produzir iluminação indireta é a melhor escolha.

Gostou do post? Continue seguindo nosso blog para receber mais dicas de decoração!

Móveis Sob Medida com estilo e sofisticação
Design contemporâneo e exclusivo