Tendência na arquitetura - móveis coloridos seguem em alta
Quando falamos sobre a influência das cores em um projeto, há um tempo atrás parecia algo ousado, mas hoje é uma tendência na arquitetura e vem sendo aderida a ideia por todos os tipos de públicos.
Nem todas as pessoas investem em planejados coloridos, por medo de enjoar, então deixam as cores para mesas de canto, poltronas, puffs e objetos que compõem a decoração. Mas aos poucos, as cores vendo sendo inseridas em maiores partes de móveis.
O setor de movelaria vem acompanhando cada vez mais essa tendência, trabalhando com uma ampla tabela de cores e acabamentos que deixam os ambientes modernos e despojados.
A busca maior das cores durante a pandemia
Os tons mais próximos ao natural estão em alta, como por exemplo: tons terrosos, beges, rosa queimado, verde e azul acinzentado, devido a pandemia que veio para reafirmar que precisamos de um pouco de natureza dentro de nossas casas.
Mas o importante é sempre buscar tons que tragam harmonia ao espaço, de forma delicada e sutil, afinal, nossa casa é para ser sentida, ser vivida, então é preciso se identificar e amar as cores que escolhemos para a composição dela.
A psicologia das cores
Esse tipo de tendência na arquitetura trabalha junto a psicologia das cores, isto é, organiza-se uma ideia sob cada cor, são elas:
Azul: Sensação de positividade, confiança e segurança.
Amarelo: Conduz à ideia de otimismo, curiosidade e jovialidade.
Vermelho: A cor evidencia energia, excitação, impulso.
Verde: Evoca calmaria, tranquilidade, serenidade e bem-estar.
Laranja: Dispõe a ideia de intensidade, criatividade, euforia e entusiasmo.
Violeta: Transmite bem-estar, calmaria e suavidade.
A importância entre o alinhamento do arquiteto com a loja de móveis planejados
Alguns arquitetos acreditam que é necessário tomar alguns cuidados com esse tipo de tendência, por isso é importante um alinhamento entre o arquiteto e a loja de móveis. “Para decorar com móveis coloridos, pense assim: ambiente com 80% de cores neutras e 20% com cores vibrantes”, afirma Vera Theodorico, arquiteta e diretora da Daze Movelaria, loja em Santos.
Outra proposta é misturar duas cores no ambiente, um exemplo é quem pretende ter móveis coloridos, seja nas peças ou nos acessórios.
Quando você convida um arquiteto para decidir com você onde serão instaladas as cores em seu projeto, tudo tende a ficar mais organizado e pensado de uma forma para que você não enjoe dos móveis a curto prazo, tendo em vista que móveis, principalmente no caso dos planejados, são aquisições para muitos anos.
Para quem gosta de trabalhos manuais, pode-se restaurar alguns móveis antigos fazendo uma pintura. Além de ter uma peça nova, o móvel fica com a sua personalidade e é exclusivo!
Móveis coloridos em ambientes abertos
No caso de varandas, quintais e sacadas, por receberem luz natural, pode-se ousar nas cores fortes, como por exemplo o azul marinho, roxo, verde escuro. Nesses locais a claridade vai estar sempre em constância e pode-se inovar sem tantos pontos neutros.
Móveis coloridos em cozinhas
Apesar dos projetos das cozinhas modernas serem a maioria com tons neutros, isso não é uma regra. As cores podem ser usadas em armários, bancadas, bancos, prateleiras, cadeiras, nichos, etc. Os tons pastéis são uma boa pedida, pois não deixam o ambiente da refeição tão pesados.
Além disso, os armários com eletros embutidos são uma tendência na arquitetura, valorizando não só o espaço na questão de beleza, como também na questão da funcionalidade. Ampliando e facilitando todo o trabalho que será feito no dia-a-dia na cozinha.
Na Daze Movelaria, loja de móveis planejados em Santos, você encontrar um inspiração de cozinha colorida. Veja abaixo:
Móveis coloridos nos quartos
No caso dos quartos, uma cabeceira colorida pode mudar toda a imagem de um quarto, trazendo toda alegria e harmonia para o ambiente. Em caso de quartos infantis, pode-se apostar em berços coloridos e também poltronas e cadeiras.
Móveis coloridos na sala
As salas são ambientes que podem receber móveis coloridos a vontade, nos aparadores, racks, mesinhas, sofás e poltronas. Pode-se usar uma parede branca e ousar nas cores em diversos objetos.
Um ambiente com características mais minimalistas, ganha outra cara com um simples móvel colorido e os sofás com tecidos estampados são bem divertidos e podem deixar o ambiente com um toque alegre.
Em 2021, devido a pandemia, aumentou o número de locais para home office nas residências e apesar de ser um cantinho que é preciso muita calma e concentração, é possível quebrar a formalidade em bancadas, cadeiras ou na pintura das paredes, com muito cuidado, claro. Lembre-se a psicologia das cores que falamos acima!
As cores mais usadas nos atuais projetos com móveis coloridos
Amarelo
Azul
Rosa
Preto
Azul tiffany
Vermelho
Independente das tendências, pense individualmente no seu projeto.
Um sofá vibrante, um aparador chamativo, luminárias e móveis coloridos são capazes de mudar um cômodo com tons neutros. Notamos no texto que as cores possuem a capacidade transformar um ambiente, mas muitas vezes surge a dúvida de como combinar um móvel colorido com o restante da decoração, então lembre-se que é importante contar com o auxílio de um arquiteto e pensar em cores que realmente te agradam, independente da moda, para que não haja arrependimentos a curto prazo e todo o investimento em móveis, para o seu projeto dos sonhos, seja em vão.
Na hora de escolher os móveis clássicos ou modernos, se possível mescle os dois, além do toque das cores, é uma boa combinação.