daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.

daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.
05/06/2021

Entenda o que é um jardim vertical com plantas preservadas

As decorações vão se adaptando com o tempo e com o estilo de vida que a pessoa leva. Os jardins verticais vem tomando cada vez mais espaço nos cenários. Jardins muito elaborados já não estão no topo da lista de muitos moradores, mas o verde ainda é bem presente em muitas casas.

Mas como é possível ter um jardim sem precisar gastar muito e não ter que se preocupar com o cuidado das plantas? A resposta é: ter um jardim vertical em sua casa! Se você ainda não sabe o que é esse tipo de jardim, iremos te mostrar tudo o que precisa saber sobre ele no post de hoje.

O que é jardim vertical?

O jardim vertical, também conhecido como ‘parede verde’, é uma tendência na decoração de interiores, já que sua promessa é quebrar a sobriedade dos centros urbanos e dar um ar mais agradável e próximo à natureza dentro de sua casa.

Ele nada mais é do que uma estrutura montada junto a uma parede com diferentes tipos de vegetação. Eles são feitos de materiais leves que se adaptam em qualquer tipo de parede e, geralmente, são administrados por um sistema inteligente e automatizado de fertilização e rega, quando solicitados.

Quais são os tipos de jardim vertical?

Atualmente temos quatro tipos de jardim vertical:

  1. Jardim vertical natural

É feito com plantas naturais de diferentes tipos, ele é ideal para os ambientes externos. Antes de instalar, é necessária uma análise da incidência da luz e sol para que as plantas possam crescer e se desenvolver de maneira saudável. Sua única demanda é ser instalado em um local perto de um ponto de energia, água, dreno e ralo.

  1. Jardim vertical preservado

É uma boa alternativa para ambientes fechados, onda há pouca luz natural. Ele é constituído por plantas naturais que passam por um processo de tratamento para preservar a textura, folhagens e movimentos. A estrutura que acomoda as plantas é revestida com uma fibra natural e tingida. As plantas são presas a grampos de alta pressão, não deixando com que elas venham a cair. Não é necessária nenhuma manutenção constante.

  1. Jardim vertical musgo moss

É um tipo de planta que é preservada em formato multidimensional e redondo. Ele é desenvolvido de forma artesanal e é indicado para dar um toque a mais de bom gosto em ambientes internos. A estrutura vem com 16 variações de cores e não é necessária a manutenção periódica da estrutura.

  1. Jardim vertical artificial

Seu desenvolvimento se constitui de materiais de alta qualidade, ele reproduz com perfeição texturas, formas, cores e os movimentos das plantas naturais. Geralmente são produzidos de poliéster de alta qualidade e seda fina. São extremamente versáteis, essas plantas podem ser produzidas em diferentes formatos e tamanhos, além de diferentes espécies, e não é necessária a manutenção periódica. Essa estrutura pode ser instalada tanto em ambientes externos quanto internos.

Vantagens dos jardins verticais

Esse tipo de jardim traz inúmeros benefícios para a casa. Ele vai muito além da estética – que dá um toque aconchegante e íntimo, tornando o lugar mais bonito e arejado – o jardim vertical oferece também vantagens para o bem-estar dos moradores.

As plantas – nos casos do jardim natural – funcionam como um isolante térmico de calor para as grandes cidades e ajudam a diminuir os barulhos externos. Além de purificar e melhorar a qualidade do ar, servem como uma forma de revitalizar a área verde de fachadas dos edifícios.

Para quem não possui muito espaço em seu lar, esse tipo de jardim é ótimo para quem quer dar um ar maior ao ambiente limitado, deixando ele esteticamente agradável e criativo.

Além de todos esses benefícios citados acima, é cientificamente provado que possuir plantas em casa ajuda a reduzir os níveis de estresse. Um estudo realizado pela Universidade de Hyogo, no Japão, afirma que apenas ter plantas no ambiente de trabalho diminuem consideravelmente os níveis de estresse dos funcionários.

Como combinar móveis com o jardim vertical

Na hora de realizar a decoração do espaço em que você irá colocar seu jardim vertical é preciso saber o que colocar para não poluir o ambiente em questão. Dependendo de estilo de estrutura que será escolhida é melhor optar por uma decoração minimalista, para não acabar não combinando com as plantas.

Tudo irá depender de onde a estrutura de seu jardim vertical será colocado e os tipos de móveis externos que existem. Caso o ambiente escolhido seja a varanda, almofadas coloridas – ou que combinem com as cores das plantas – mesinhas ou até um banco de madeira são o ideal para compor um ambiente elegante e aconchegante.

Quer mais mais sobre técnicas de decoração? Clique aqui.

Caso sua estrutura esteja na área interna da casa, quadros, outros vasos de plantas e artigos decorativos no chão, como esculturas, podem deixar o ambiente com um charme a mais.

O que vale é colocar sua personalidade no ambiente, com a ajuda de um arquiteto é possível montar o espaço do jeito desejado e, ainda assim, com seu tão sonhado jardim vertical.

Leia também: A importância de alinhamento entre arquiteto e loja de móveis planejados.

Quer saber como a Daze, loja de Móveis Planejados em Santos pode transformar o seu ambiente? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Móveis Sob Medida com estilo e sofisticação
Design contemporâneo e exclusivo