daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.

daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.
08/03/2021

Móveis planejados para cozinha pequena

A cozinha é, muitas vezes, o coração da casa. Além de ter a função de preparar o alimento, é também um lugar onde as pessoas acabam socializando. Por isso, o ambiente precisa ser muito bem equipado.

Porém, hoje em dia muito dos novos apartamentos são bem menos espaçosos. Para isso é preciso saber otimizar o ambiente para dar um ar mais confortável e amplo.

A seguir vamos ver a seguir 5 dicas de como você pode transformar sua cozinha!

 

Distância entre os equipamentos básicos

É essencial que o projeto de sua cozinha apresente um design em que a geladeira, o fogão e a pia formem um ‘’triângulo funcional’’, ela sendo espaçosa ou compacta, essa é uma dica primordial.

Mas o que isso quer dizer? As três peças devem estar formando um triângulo imaginário, distantes uma da outra. Esse modelo visa facilitar a mobilidade do ambiente, preservando também a eficiência dos equipamentos.

 

Aposte em móveis planejados

Para quem possui uma cozinha mais compacta, apostar nos móveis planejados é uma ótima pedida, afinal de contas, eles são projetados e feitos de acordo com o espaço disponível e entrega uma funcionalidade muito maior, pois é possível personalizar de acordo com a sua necessidade.

Aqui vão algumas sugestões de como deixar sua cozinha bonita e funcional com os móveis planejados:

 

Escolha os eletrodomésticos

É uma das primeiras coisas que deve ser vista quando se está planejando o ambiente.

Escolher o fogão, geladeira, forno, micro-ondas, coifa, etc. do tamanho ideal é essencial para evitar problemas, como ficar desproporcional ou não encaixar no local indicado. Por isso verifique as medidas antes de ir às compras.

 

Verifique as medidas ideais

Os projetos não são apenas para cozinhas espaçosas, os móveis planejados para cozinhas compactas também são ideais e muito procurados.

Optar pelo planejamento quando sua cozinha é pequena, é uma ótima escolha. Desse modo é possível aproveitar melhor o ambiente, por isso, independentemente do tamanho de sua cozinha, é fundamental saber todas as medidas necessárias.

 

Saiba seu estilo de vida

Tenha em mente como será utilizada sua cozinha antes de sair fazendo todos os planejamentos. Algumas informações básicas é essencial na hora de começar a escolher o projeto mais adequado, garantindo assim um melhor funcionamento para o cômodo.

 

Inventário dos objetos

Saiba todos os utensílios que você possui em sua cozinha. Saber disso facilita na hora da escolha dos armários, portas e gavetas.

Algumas recomendações na hora de poupar espaço são:

  • Organizadores de armários;
  • Gavetas para talheres com divisórias;
  • Deixar somente o necessário na bancada da pia;
  • Caixas organizadoras;
  • Aposte em prateleiras.

 

Móveis planejados para cozinha pequena

 

Atenção na parte hidráulica e pontos de energia

Eles serão responsáveis pela ‘’segurança’’ e também pelo planejamento lumino técnico. Ter esse conhecimento irá servir para saber onde posicionar os eletrodomésticos, bancadas e armários.

 

Paleta de cores delimitada

Quanto mais tempo passamos em um ambiente, mais fácil acabamos enjoando de como ele é. Por isso, na hora de escolher a paleta de cores da cozinha, pense nisso, ainda mais se ela for reduzida.

Para a cozinha compacta, o ideal é se manter nas cores neutras e claras – isso inclui o teto, paredes, piso, etc. – e para trazer um pouco mais de vida para o cômodo, aposte em toques de cores – uma faixa de azulejos de outra cor, alguns objetos de decoração. Mas lembre-se de se manter em uma paleta com no máximo duas ou três cores mais coloridas, para não perder a elegância.

 

Iluminação

Um outro adendo para deixar a cozinha mais funcional e ampla é acertar na iluminação. Saber escolher o tipo de temperatura das lâmpadas é fundamental para não alterar as características dos objetos e alimentos, a recomendação é usar a luz branca, que não altera a visão.

Pensar na iluminação personalizada também é um bom modo de deixar o cômodo mais estiloso, um exemplo são as fitas de LED nos armários, elas dão um ar mais leve e de clareza para o ambiente, podendo até auxiliar nas tarefas domésticas.

 

Menos é mais

Na hora de planejar a decoração da sua cozinha atente-se na quantidade de objetos para não deixar o ambiente com a sensação de aperto.

Uma boa pedida é utilizar os próprios utensílios da cozinha como decoração, investir em prateleiras, deixar em exibição algumas panelas mais coloridas e até o faqueiro podem criar um layout mais moderno e otimizado.

Desse jeito o ambiente fica parecendo mais amplo e ventilado, evitando a sensação de poluição visual.

 

Planejando sua cozinha pequena com móveis planejados

Ter uma cozinha funcional com móveis planejados, além de facilitar na sua rotina ajuda na valorização do seu imóvel, muitas pessoas procuraram certas características na hora da compra, então, tenha certeza de que todo o investimento feito na cozinha planejada terá seu retorno algum dia.

Agora que você já sabe as dicas para deixar sua cozinha mais funcional é só aplicar, conte com a Daze Movelaria para isso.

Uma empresa com que pertence a um grupo com mais de 60 anos de experiência em movelaria. Entre em contato conosco.

Móveis Sob Medida com estilo e sofisticação
Design contemporâneo e exclusivo