daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.

daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.
14/05/2021

Qual a importância do acabamento dos móveis planejados

Os móveis planejados são uma ótima pedida para quem quer otimizar e valorizar o espaço em casa. Por isso é muito importante que o acabamento dos móveis planejados seja bem feito, para utilizar cada milímetro disponível.

No post de hoje veremos os melhores tipos de acabamentos para os móveis planejados e qual o melhor para a necessidade de cada cliente.

Quais os tipos de acabamentos para os móveis planejados?

Quando falamos em acabamentos para móveis planejados, temos inúmeras opções no mercado, mas como saber qual é o melhor para atender as necessidades de cada cliente?

A seguir veremos algumas opções e as características desses acabamentos.

Acrilato (acrílico)

É um material mais leve que o vidro e mais barato, ele transmite o mesmo acabamento visual que seu ‘’primo’’ mais sofisticado. Está disponível no mercado em diversas cores, ideal para quem deseja ter um móvel colorido em casa. É necessário ter um cuidado com a limpeza dele, garantindo assim que ele não fique sem brilho ou risque com o tempo de uso.

Normalmente o acrilato é usado para portas em móveis sob medida. Sua espessura vai depender da finalidade e do tamanho escolhido, podendo variar dos 3mm até os 10mm.

Vidro

Ele é um material muito utilizado em móveis e gavetas. Ele possui inúmeras vantagens, além de ser extremamente versátil, ele pode ser encontrado em diversas cores, tamanhos e formatos, podendo optar pelos acabamentos: fosco, brilhante ou espelhado.

Sua facilidade para a limpeza também é uma grande vantagem, já que ele não exige muito trabalho e não risca com facilidade. Por ser um tipo de acabamento muito solicitado, o valor pode ser um pouco mais elevado.

Lâmina de madeira natural

É um tipo de acabamento que tem como base a madeira nobre. Ela não é tão utilizada para acabamentos de móveis planejados por ter uma aplicação artesanal, utilizando técnicas mais complexas.

Mesmo sendo um pouco mais complicada de ser instalada, o acabamento com a madeira fica extremamente elegante e dá uma outra cara para o ambiente. Temos algumas opções que são as mais procuradas:

  • Angelim;
  • Curupixá;
  • Ipê;
  • Marfim;
  • Figueira;
  • Laminados

Os laminados possuem dois tipos de acabamentos: o de alta pressão e o de baixa pressão. A principal diferença entre os dois é a resistência no material.

Laminado de alta pressão

É muito utilizado em móveis de alto padrão. Ele apresenta uma resistência maior e é utilizado 100% de resina melamínica. É muito utilizado em acabamentos para móveis planejados por possuir uma grande resistência a impactos.

Ele é muito utilizado para móveis de cozinha e banheiro, é um material muito versátil – podendo lembrar pedra, metal e até a própria madeira.

Laminado de baixa pressão

Possui uma média resistência à abrasão, o uso é mais comum nas laterais internas dos móveis. Por ser um material mais fraco, não é recomendado para o revestimento de tampos de mesas e armários, já que como proteção recebe apenas uma resina. É mais utilizado para a fabricação de caixas para móveis ou tampos de mesas e gaveta.

Laca

É um dos acabamentos mais bonitos sendo um material muito sofisticado, tem como opção os acabamentos brilhante e fosco. Deixa o móvel liso, sem manchas e uniforme, é muito utilizado em cômodas. Por conta de suas inúmeras etapas de acabamento, a laca é um material de baixo impacto e muito delicado.

Por esse motivo, risca muito fácil, por isso é preciso ter um cuidado maior na hora de cuidar do móvel. Não é recomendado também seu uso em lugares onde possa haver impactos maiores.

Tamponamento

Ele nada mais é do que colocar bordas extras no móvel, deixando ele mais resistente e sofisticado. Essa é uma técnica muito conhecida como ‘borda de armários’. Ele pode ser utilizado em diversos acabamentos – como o vidro, espelho, madeira – para evidenciar o tamponamento.

Pode também ser utilizado no mesmo padrão que o material. Apesar de parecer que o móvel fica mais reforçado, isso não influencia na resistência à impactos.

De acordo com Vera Theodorico, arquiteta e diretora da Daze Movelaria, o que diferencia um projeto de qualidade são os acabamentos.

“Os detalhes realmente fazem a diferença, seja em uma iluminação embutida dentro de um nicho planejado ou até mesmo a escolha do vidro e puxador”, comenta Vera.

Qual a importância do acabamento dos móveis planejados?

Os detalhes fazem toda a diferença na hora de realizar os acabamentos dos móveis planejados. Além da qualidade, os acabamentos dão outra cara para o produto final. Nos móveis planejados, os acabamentos podem deixar o ambiente totalmente diferenciado e renovado, valorizando ainda mais a decoração do cômodo.

Os clientes estão cada vez mais exigentes na hora de realizar a escolha dos acabamentos dos móveis planejados, por esse motivo as empresas também têm dado mais atenção aos acabamentos e ao custo benefício das finalizações da mobília.

Leia também: A importância de alinhamento entre arquiteto e a loja de móveis planejados, para satisfazer totalmente os clientes.

Vimos que temos inúmeros tipos de acabamentos para os móveis planejados, além de todas as características que eles possuem, ainda dão uma modernidade maior para todo o ambiente.

Por isso, na hora de contratar a empresa que irá realizar o planejamento de seus móveis, é preciso ter certeza de que ela irá atender a todas a exigências e desejos que o cliente necessita.

Se você procura móveis planejados em Santos, conte conosco! A Daze Movelaria pode transformar seu ambiente. Entre em contato pelo nosso site ou pelo WhatsApp.

Móveis Sob Medida com estilo e sofisticação
Design contemporâneo e exclusivo