daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.

daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.
10/06/2021

Tendência na arquitetura – moveis coloridos seguem em alta

Quando falamos sobre a influência das cores em um projeto, há um tempo atrás parecia algo ousado, mas hoje é uma tendência na arquitetura e vem sendo aderida a ideia por todos os tipos de públicos.

Nem todas as pessoas investem em planejados coloridos, por medo de enjoar, então deixam as cores para mesas de canto, poltronas, puffs e objetos que compõem a decoração. Mas aos poucos, as cores vendo sendo inseridas em maiores partes de móveis.

O setor de movelaria vem acompanhando cada vez mais essa tendência, trabalhando com uma ampla tabela de cores e acabamentos que deixam os ambientes modernos e despojados.

 

A busca maior das cores durante a pandemia

Os tons mais próximos ao natural estão em alta, como por exemplo: tons terrosos, beges, rosa queimado, verde e azul acinzentado, devido a pandemia que veio para reafirmar que precisamos de um pouco de natureza dentro de nossas casas.

Mas o importante é sempre buscar tons que tragam harmonia ao espaço, de forma delicada e sutil, afinal, nossa casa é para ser sentida, ser vivida, então é preciso se identificar e amar as cores que escolhemos para a composição dela.

 

A psicologia das cores

Esse tipo de tendência na arquitetura trabalha junto a psicologia das cores, isto é, organiza-se uma ideia sob cada cor, são elas:

  • Azul: Sensação de positividade, confiança e segurança.
  • Amarelo: Conduz à ideia de otimismo, curiosidade e jovialidade.
  • Vermelho: A cor evidencia energia, excitação, impulso.
  • Verde: Evoca calmaria, tranquilidade, serenidade e bem-estar.
  • Laranja: Dispõe a ideia de intensidade, criatividade, euforia e entusiasmo.
  • Violeta: Transmite bem-estar, calmaria e suavidade.

 

A importância entre o alinhamento do arquiteto com a loja de móveis planejados

Alguns arquitetos acreditam que é necessário tomar alguns cuidados com esse tipo de tendência, por isso é importante um alinhamento entre o arquiteto e a loja de móveis. “Para decorar com móveis coloridos, pense assim: ambiente com 80% de cores neutras e 20% com cores vibrantes”, afirma Vera Theodorico, arquiteta e diretora da Daze Movelaria, loja em Santos.

Outra proposta é misturar duas cores no ambiente, um exemplo é quem pretende ter móveis coloridos, seja nas peças ou nos acessórios.

Quando você convida um arquiteto para decidir com você onde serão instaladas as cores em seu projeto, tudo tende a ficar mais organizado e pensado de uma forma para que você não enjoe dos móveis a curto prazo, tendo em vista que móveis, principalmente no caso dos planejados, são aquisições para muitos anos.

Para quem gosta de trabalhos manuais, pode-se restaurar alguns móveis antigos fazendo uma pintura. Além de ter uma peça nova, o móvel fica com a sua personalidade e é exclusivo!

 

Móveis coloridos em ambientes abertos

No caso de varandas, quintais e sacadas, por receberem luz natural, pode-se ousar nas cores fortes, como por exemplo o azul marinho, roxo, verde escuro. Nesses locais a claridade vai estar sempre em constância e pode-se inovar sem tantos pontos neutros.

 

Móveis coloridos em cozinhas

Apesar dos projetos das cozinhas modernas serem a maioria com tons neutros, isso não é uma regra. As cores podem ser usadas em armários, bancadas, bancos, prateleiras, cadeiras, nichos, etc. Os tons pastéis são uma boa pedida, pois não deixam o ambiente da refeição tão pesados.

Além disso, os armários com eletros embutidos são uma tendência na arquitetura, valorizando não só o espaço na questão de beleza, como também na questão da funcionalidade. Ampliando e facilitando todo o trabalho que será feito no dia-a-dia na cozinha.

Na Daze Movelaria, loja de móveis planejados em Santos, você encontrar um inspiração de cozinha colorida. Veja abaixo:

Cozinha Azul Daze Movelaria

 

Móveis coloridos nos quartos

No caso dos quartos, uma cabeceira colorida pode mudar toda a imagem de um quarto, trazendo toda alegria e harmonia para o ambiente. Em caso de quartos infantis, pode-se apostar em berços coloridos e também poltronas e cadeiras.

 

Móveis coloridos na sala

As salas são ambientes que podem receber móveis coloridos a vontade, nos aparadores, racks, mesinhas, sofás e poltronas. Pode-se usar uma parede branca e ousar nas cores em diversos objetos.

Um ambiente com características mais minimalistas, ganha outra cara com um simples móvel colorido e os sofás com tecidos estampados são bem divertidos e podem deixar o ambiente com um toque alegre.

Em 2021, devido a pandemia, aumentou o número de locais para home office nas residências e apesar de ser um cantinho que é preciso muita calma e concentração, é possível quebrar a formalidade em bancadas, cadeiras ou na pintura das paredes, com muito cuidado, claro. Lembre-se a psicologia das cores que falamos acima!

 

As cores mais usadas nos atuais projetos com móveis coloridos

  • Amarelo
  • Azul
  • Rosa
  • Preto
  • Azul tiffany
  • Vermelho

Independente das tendências, pense individualmente no seu projeto.

Um sofá vibrante, um aparador chamativo, luminárias e móveis coloridos são capazes de mudar um cômodo com tons neutros. Notamos no texto que as cores possuem a capacidade transformar um ambiente, mas muitas vezes surge a dúvida de como combinar um móvel colorido com o restante da decoração, então lembre-se que é importante contar com o auxílio de um arquiteto e pensar em cores que realmente te agradam, independente da moda, para que não haja arrependimentos a curto prazo e todo o investimento em móveis, para o seu projeto dos sonhos, seja em vão.

Na hora de escolher os móveis clássicos ou modernos, se possível mescle os dois, além do toque das cores, é uma boa combinação.

Móveis Sob Medida com estilo e sofisticação
Design contemporâneo e exclusivo