daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.

daze, a sua opção em móveis personalizados e de alto padrão.
19/03/2021

Cozinha americana: vantagens e desvantagens

A cozinhas americanas são, nada mais, que cozinhas em conjunto com outro cômodo da casa, muitas vezes a sala de estar. Elas são separadas por uma meia parede ou até mesmo bancadas.

Esses modelos passaram a ser mais utilizados com o passar dos anos, com os apartamentos ficando cada vez mais compactos é preciso dar a impressão de um espaço mais amplo.

Hoje vamos ver algumas dicas de como você pode deixar sua cozinha mais aconchegante e estilosa mesmo com espaço reduzido.

Cozinha americana em alta

As cozinhas americanas além de serem práticas e modernas, permitem uma interação melhor do cozinheiro da vez com o resto da casa.

Esse tipo de cozinha, como o nome já diz, surgiu nos Estados Unidos visando um maior espaço de convívio social entre os membros da casa. É um design que acabou sendo adorado por muitos pela sua praticidade e versatilidade.

Com esse modelo de cozinha, quem está no cômodo ainda tem uma interação com o resto das pessoas, tornando a atividade mais agradável. Mas para ser uma experiência confortável e descontraída para todos, é preciso ficar atento a alguns fatores que compõe o espaço.

Essas cozinhas são famosas por possuírem uma separação, para isso é necessário dobrar a atenção na hora de escolher o modelo dos bancos que estarão junto com a bancada. Bancos desconfortáveis, não reguláveis, de um material não confortável, sem encosto e apoio para os pés podem prejudicar todo o design criado. Por isso é sempre relevante dar uma atenção maior aos detalhes.

 

Cozinha americana em apartamentos pequenos

Para ambientes pequenos, a cozinha americana também funciona. Se decorada e projetada do jeito certo pode dar a sensação de mais espaço ao cômodo.

Os apartamentos atualmente estão cada vez menores, por isso o melhor modelo de cozinha para eles é a americana, ter uma cozinha integrada proporciona mais espaço e otimiza melhor o ambiente.

Porém, pela cozinha e sala estarem integradas uma a outra, é preciso ficar atento a como será a decoração dos dois cômodos. A seguir vamos dar algumas dicas de como decorar sua cozinha de forma simples, elegante e prática.

 

Leia também: Móveis Planejados para Cozinhas Pequenas

  • Cores

Por ser um ambiente compacto, é preciso tomar cuidado em qual paleta de cores seguir. Cores claras sempre dão a impressão de amplitude, por isso apostar em móveis e até a cor das paredes mais claros é uma boa pedida.

Mas para não cair na mesmice de uma cozinha toda branca e sem vida, invista em cores nos detalhes. Aparelhos elétricos coloridos, uma parede de outra cor, azulejos e até luminárias podem dar uma repaginada no ambiente.

  • Armários

Apostar em armários nos cômodos pequenos é sempre útil. Uma boa escolha nessa hora é investir em móveis sob medida, desse modo não tem como comprar nada do tamanho errado. É uma forma inteligente de integrar o ambiente.

Prateleiras também ajudam a poupar espaço, principalmente se a cozinha for muito pequena.

  • Cheiro de comida

Ao abrir os ambientes, a possibilidade de cheiro de comida ficar entre os cômodos é alta. Para evitar isso, é importante colocar uma coifa acima do fogão, além de deixar a cozinha mais elegante, ajuda a minimizar o cheiro nos outros lugares da casa.

  • Detalhes

É necessário prestar atenção aos detalhes, pela cozinha e a sala integrarem o mesmo espaço, é preciso saber como combinar a decoração. Por exemplo, se a sala de estar tiver detalhes em madeira, a mesma pode ser colocada em uma bancada ou até mesmo nos armários da cozinha. Desse modo não há um ruído entre os ambientes.

Faça sua própria cozinha americana com móveis planejados

Os móveis planejados são sempre uma boa opção para quando não se tem muito espaço. Mas é preciso ficar atento aos detalhes, saber qual o tamanho exato do móvel que vai precisar, o modelo de cozinha que você tem em mente são algumas das coisas para ficar de olho.

Vamos dar algumas dicas do passo a passo para ter sua cozinha dos sonhos utilizando móveis planejados.

 

  • Saiba as medidas de sua cozinha

O principal para os móveis serem planejados sob medida é saber qual o tamanho exato de espaço que eles irão ocupar. Ao contratar uma loja de móveis planejados, eles se encarregarão de levantar todas as medidas do cômodo e demais informações, como:

  • Todas as paredes;
  • Áreas em que as portas e janelas estão, para manter a funcionalidade delas;
  • Espaço entre o chão e o peitoril da janela;
  • Demais detalhes arquitetônicos que compõe o cômodo.
  • Projete a posição dos elementos da cozinha

Após esse processo, é necessário saber a quantidade de armários que irá ter no local. Veja quantos objetos e eletro portáteis precisam ser armazenados e se a quantidade de armários ou prateleiras está de acordo.

 

  • Veja a planta de sua cozinha

Faça um rascunho de sua cozinha após toda a ideia, veja a posição de cada móvel e eletrodoméstico, além da localização de alguns elementos fixos, como:

  • Canos hidráulicos
  • Fiação elétrica
  • Interruptores
  • Tomadas

Após esse processo, é necessário saber a quantidade de armários que irá ter no local. Veja quantos objetos e eletro portáteis precisam ser armazenados e se a quantidade de armários ou prateleiras está de acordo.

Fazer a listagem de todos esses elementos fazem com que nenhum móvel planejado inutilize os elementos fixos da cozinha, fazendo com que eles sejam inúteis. Desse modo a cozinha fica mais eficiente para todos que forem utilizá-la.

  • Contrate um Arquiteto

Contar com um arquiteto para definição do projeto é fundamental não só para conduzir o trabalho, mas para evitar erros durante a reforma e prejuízo financeiro.

Leia também: A importância de alinhamento entre arquiteto e loja de móveis planejados

 

Após todo esse passo a passo, o planejamento de sua cozinha americana já é executável. Vá atrás de boas empresas que realizem os móveis planejados e veja o melhor para seu estilo de vida e cozinha.

A Daze Movelaria é uma loja conceito de móveis planejados em Santos, que trabalha com o que há de melhor no setor moveleiro. Fale agora com um consultor para orçar um projeto.

Móveis Sob Medida com estilo e sofisticação
Design contemporâneo e exclusivo